Instalação
Notas
É um requisito ter instalado a opção “Pacenote plugin do Workerbee”, existente no plugin Rallysimfans.
O volume do som do mod é propositadamente um pouco mais baixo que outros mods de co-piloto existentes. Mais informações sobre este assunto em https://rbrdarren.blogspot.com/2023/02/a-note-on-audio-clipping.html.
Recomenda-se a instalação do pacote "Notas Detalhadas" ou o "Luppis Pacenote Pack" para uma experiência mais completa e imersiva.
Procedimentos
1. Aceda à pasta principal do jogo Richard Burns Rally e faça uma cópia de segurança (backup) das pastas "Audio" e "Plugins", que se encontram nas pastas:
"...\RichardBurnsRally\Audio"
"...\RichardBurnsRally\Plugins"
Estas pastas contém arquivos essenciais para o jogo e uma vez que este mod de co-piloto altera muitos arquivos, o backup e a não exclusão das pastas acima descritas, permitirão voltar à versão instalada anteriormente.
2. Faça o download do mod Voz co-piloto em português "Inês TTS V2.0" ou "Duarte TTS".
3. Deve fechar todos os programas do Richard Burns Rally que possa ter aberto e extraia as pastas existentes no arquivo *.zip.
4. Copie as novas pastas "Audio" e "Plugins" para dentro da pasta principal do jogo em "...\RichardBurnsRally" e aceite a opção "substituir tudo".
5. Execute o ficheiro "RSF _launcher.exe" que se encontra na pasta "...\RichardBurnsRally\rsf_launcher".
6. Recomendamos o ajuste do volume do som do FMOD entre 50% e 80%, mediante a vossa preferência. Este ajuste, do volume de som, também poderá ser feito especificamente para cada carro na secção “mycars” do RFS Launcher.
7. Inicie o jogo através do botão "RFS Launcher" no canto superior esquerdo.
8. Dentro do jogo, aceda à opção "Audio" e ajuste sempre para o máximo o volume do "Engine Sound Volume". Os restantes volumes devem ser ajustados à sua preferência.
9. Dentro do jogo, aceda à opção "Pacenotes" e escolha como Francês a linguagem da voz do co-piloto.
Soluções para problemas relacionados com o mod:
1. Durante o jogo, o co-piloto debita as notas com linguagens diferentes.
SOLUÇÃO:
a) Desligue todos os programas do RBR.
b) Abra o ficheiro “RBR.ini” existente na pasta ...\RichardBurnsRally\Plugins\Pacenote\config\pacenotes.
c) Copie (ctrl+c) as duas linhas:
"fille0=packages\RbrCorners.ini"
"fille1=packages\Rbr.ini”
d) Substitua (ctrl+v) em todos os restantes ficheiros com a extensão *.ini existentes nesta pasta, as duas linhas acima descritas, de modo a que todos tenham as mesmas linhas.
e) Abra o ficheiro “RBR.ini” existente na pasta ...\RichardBurnsRally\Plugins\Pacenote\config\ranges.
f) Copie as duas linhas deste ficheiro.
g) Substitua as duas linhas no ficheiro “Extended.ini”.
2. O problema das linguagens diferentes persiste.
SOLUÇÃO:
a) Elimine a pasta "Pacenote", que se encontra dentro da pasta principal do jogo, em "...\RichardBurnsRally\Plugins\Pacenote".
b) Proceda à instalação da versão mais recente do plugin Húngaro Rallysimfans (RSF) em https://rallysimfans.hu/rbr/download.php?download=rsfrbr.
c) Durante a instalação selecione a opção "Custom", escolha o "Pacenote plugin do Workerbee", a opção "English co-driver" e "Various Co-driver mods for the Pacenote Plugin".
d) Concluída a instalação, reinicie o computador.
e) Volte a executar a instalação do mod, descrita nos procedimentos acima, sem fazer o backup das pastas.
Desinstalar o mod:
1. Apague as pastas "Audio" e "Plugins", que se encontram nas pastas:
"...\RichardBurnsRally\Audio"
"...\RichardBurnsRally\Plugins"
2. Aceda à sua cópia de segurança (backup) e restaure as pastas "Audio" e "Plugins" para a pasta principal do jogo Richard Burns Rally.
Na eventualidade de não conseguir aceder às pastas da sua cópia de segurança:
1. Execute novamente a instalação do plugin Húngaro Rallysimfans (RSF) e escolha a opção “Original Robert Reid” em "Pacenote plugin do Workerbee", "English co-driver" e "Various Co-driver mods for the Pacenote Plugin".
Este passo permite restaurar o co-piloto original do jogo. Quaisquer outros mods de co-piloto que estivesse a utilizar terão de ser reinstalados.